Características de um Charlatão

Se tem uma coisa que é fato nessa vida, é que todo mundo conhece um Charlatão. O ponto é, você sabe reconhecê-lo, ou caiu no conto do vigário?

Nesse texto, vamos rapidamente analisar algumas características recorrentes dos vendilhões de ‘espiritualidade’ net a fora.

Antes de dar início, lhe convido rapidamente a conhecer nossa última publicação impressa: “Santa Morte: Liturgia dos Ossos”, um dos maiores tratados sobre a Santíssima redigido em língua portuguesa, contendo aspectos históricos, sociológicos e práticos do culto, trazidos fora do contexto cristão. O livro está disponível neste link.

Sem mais delongas:

Desde a última pandemia, o número de “mestres”, professores, orientadores e “magos de aluguel” disponível na internet parece ter triplicado em tempo recorde. Dezenas e mais dezenas de pessoas passaram a oferecer todo tipo de serviço, em todo tipo de caminho. Isso deveria ser algo bom; se essas pessoas tivessem realmente conhecimento daquilo que estão ofertando. Entretanto, o que rola é o oposto. Esoterismo tem se mostrado um negócio extremamente rentável, então muita gente tem se aproveitado disso pra tirar um bom cascalho e melhorar a própria vida, as custas dos problemas alheios. Então, vamos dar uma olhada em algumas atitudes que podem te ajudar a reconhecer um charlatão de internet, diferenciando ele de alguém que estuda ocultismo a sério.

Vale aqui duas observações: NENHUM nome será citado ou referenciado nesse post. E ele não é uma indireta pra pessoas que seguem outro caminho, concordam ou discordam de mim ou algo parecido. O objetivo aqui é auxiliar os que estão chegando nesse cenário ‘online’ (e também na vida real, por que não?) a reconhecer uma pessoa que está somente disposta a enganar e obter vantagens sobre outras.

1 – É o ‘Mestre de TUDO!’

Charlatões precisam obter publico e se colocarem como os melhores e absolutos. Surge daí a necessidade de se colocar como o o Grande Mestre conhecedor de toda e qualquer Arte Mágica. Se a primeira vista isso parece uma boa ideia, deveríamos observar de outro prisma: Aquele que se devota de meio coração a um caminho e salta de galho em galho, jamais permanecendo muito tempo na mesma tradição, não se aprofunda suficiente e jamais será grandioso. Aquele que se dedica por anos, décadas a mesma tradição, a compreende. A atitude contrária gera os ocultistas ‘Patos’: Nadam, andam, correm, voam e cantam; e conseguem ser inábeis em todas essas coisas.

2 – O velho Narcisismo ditatorial

Toda hora alguém por aí fala em “matar o ego”, mas isso é falacioso. O que todo mundo deveria fazer é ter um Ego saudável, trabalhado e saber lidar com ele. Charlatões, por outro lado, possuem um ego imenso. Isso ocorre de modo natural, por saberem que não possuem conhecimento para um debate saudável e cordial, acabam preenchendo a lacuna de sabedoria com Narcisismo contra producente. Quer ofender um charlatão? Questione ele educadamente e com bons argumentos e veja a mágica acontecer! Charlatões nunca respondem uma pergunta, eles fogem, se esquivam, enrolam sem expressar nada ou surtam em episódios de fúria – traço do Ego ferido.

3 – Destêmperamento Emocional

É diretamente ligado ao atributo anterior. Charlatões tendem a SEMPRE estarem descontrolados emocionalmente. Obvio que o contexto deve ser analisado, existem dias difíceis para todos nós, existem pessoas que dão nos nervos e mandar pra Puta que os pariu as vezes é relaxante e faz parte da jornada evolutiva. No entanto, charlatões estão com os nervos a flor da pele o tempo inteiro. Tendem a não possuir nenhuma etiqueta, nenhuma educação ou cordialidade. São geralmente pessoas de baixo nível, beirando a vulgaridade, apresentam constantes episódios de raiva, especialmente direcionada para quem ousar contestar os grandes mestres que apresentam ser.

Ameaças de agressão também são um traço regular. Afinal, quando não podem se respaldar em uma vírgula de intelecto, fazem de tudo para tentar constranger ou ameaçar fisicamente, especialmente pessoas que julguem ‘mais fracas’.

A novidade aqui é que estas crises de raiva são frequentemente seguidas de euforia. Excesso de risadas, piadas, ridicularizações, quase como se comemorassem as confusões geradas, numa montanha russa emocional completa, é um sinal vermelho se você analisar um “ocultista de internet”.

4 – “Reconhecido em Todo o UNIVERSO!”

É outro sinal vermelho quando a pessoa se julga ‘muita coisa’, mas não apresenta trabalhos realmente feitos, impressos, conhecidos na gringa. Não é raro ver gente que se diz conhecida mundialmente, no universo todo, da Amazônia até o Japão, passando até pelo Camboja se deixar; mas no final a pessoa não fala sequer inglês, na real já é muito se conseguir formar uma frase coesa sem erros de ortografia!

5 – É o Tio Patinhas?

Tem sido a característica mais marcante de charlatões hoje em dia. “Ocultista tem que ser MILIONÁRIO”. Se você não possuir uma foto dentro de torres de dinheiro e consumindo os melhores restaurantes, dentro dos melhores carros, você falhou espiritualmente. É óbvio que dinheiro É importante e espiritualidade visa também melhorar a qualidade de vida. Mas querer comparar finanças e dizer que pessoas comuns ‘falharam’ enquanto bandidos, estelionatários, ladrões e pastores que prosperam são evoluídos… Bem, parece que a balança das coisas foi completamente invertida por aí e o dinheiro virou o foco e o centro de absolutamente tudo.

O mais curioso desse discurso é que não é raro, essas pessoas tem vários processos, por vários crimes nas costas.

6 – Hipocrisia

Sempre desconfie de quem está sempre se colocando como pináculo da moralidade e ofendendo outras pessoas, as coisas podem não ser o que estão aparentando, já que inversão de valores são recorrentes da parte desse tipo de pessoa!

7 – De onde você vem?

É importante saber de onde as pessoas vieram: Era ou é membro de alguma ordem? Qual? É um autodidata independente? Quais suas fontes, livros e referências que baseia suas práticas? Confiar cegamente que uma pessoa se tornou mestre do dia pra noite é completamente desastroso. Bons autodidatas sempre irão indicar bons livros e pessoas gabaritadas em ordens irão se portar de modo a honrar o nome destas.

Dicas e considerações finais:

Quando for observar um ‘mago’ ou autor, sempre foque em duas coisas: O conteúdo, óbvio, que deve ser coerente e condizente, bem referenciado, com bibliografias, pesquisas e respaldado em algo; e sempre observe o modo como ele trata aqueles ao seu redor. Sarcasmo, prepotência e agressividade recorrente são sinais vermelhos. Boa escrita, boa redação, certo nível de etiqueta são necessários.

Ao lidar com uma pessoa deste tipo, sempre tome cuidado. Ameaças são uma constante, assédios morais, difamações e até crimes piores, também. Evite excesso de proximidade com esse tipo de charlatão, usualmente suas fichas criminais já vem recheadas. Evite dores de cabeça, porque isso não vale a pena, os danos emocionais, mentais e materiais podem ser realmente grandes.

Por fim, a última dica de hoje: Prefira LIVROS que PESSOAS. Livros bons, bem redigidos, com bibliografia, indicações, coerência; são mais baratos em custo-benefício e não causam problemas. Livros são a maior arma pra evitar gente inconveniente e por isso são tão desprezados pela maioria dessas presenças de encostos do esoterismo atual.

PHX

3 comentários sobre “Características de um Charlatão

  1. Fabiana

    Obrigada pelo texto!
    Infelizmente os picaretas estão a solta e disponíveis por todo lado.

    Parabéns pelo trabalho de vocês e sucesso sempre!

    Aguardando aqui a chegada do novo livro de Santa Morte!

    Valeu meninos!

  2. Róger Chalmes

    Excelente texto! Ressalto a parte que diz “Prefira Livro que pessoas…”, pois já fiz cursos e fui orientado por Sacerdotes, Mestres, Bruxos, Magos etc, que em seus “ensinamentos” caros (financeiramente) apenas reproduziam, com uma pífia interpretação, partes de livros que eu já tinha lido e pago muito mais barato.

    Abraços!

Deixe um comentário