Goétia para preguiçosos

Crianças brincando de evocar o pata rachada.

Já é lugar comum aqui pelo blog a gente afirmar que ‘Ars Goétia’ não é uma ‘lista de entidade’ e sim uma CHAVE ritualística extremamente útil e poderosa quando bem utilizada. Ela não se trata da lista por várias razões, mas as principais é que ficou um galerão de fora (ou você realmente acha que só existem 72 demônios por aí?) e por ser uma metodologia realmente tardia e não medievalista como narra o mito na qual foi envolto. Ainda que parta do imaginário medieval, a Goétia se situa temporalmente bem posterior a esta.

Claro, como um método tentador de resolver seus problemas de forma ‘fácil’ (ledo engano!) a arte da evocação pela goétia caiu no gosto popular e sofreu com inúmeras distorções em seus sistemas. Vou listar a seguir algumas de formas de como NÃO FAZER goétia e um apontamento sobre POR ONDE COMEÇAR DE FATO. Vou frisar que nós não recomendamos nenhum dos métodos abaixo, que são altamente reprováveis e podem acarretar em erros significantes na sua vida então, não inventem moda. Nós queremos que você se f não nos responsabilizamos caso você faça bobagem por métodos que não recomendamos e estão aqui a fins de estudo.

  1. A Goétia Xamânica: Vamos começar por esse tiro de bazuca no meio das próprias pernas. A aberração citada em pdfs aleatórios por aí como ‘Goétia Xamânica’ consiste em nada mais que ficar doidão de erva (seja mágica ou recreativa) e ‘invocar mentalmente um demônio’. Soa ruim e é péssimo. É interessante eu acrescentar aqui que nós não somos contra uso de enteógenos e alucinógenos em forma ritualística de modo algum, mas são substâncias a serem respeitadas e usadas da forma correta. São coisas efetivamente poderosas e mexem com a mente do indivíduo. Uma pessoa despreparada já pode correr riscos GRAVES só com a substância. Adicione uma possível entidade no meio (seja a correta ou algum resquício de obsessor pelo rito feito sem proteção) e esta aí um coquetel molotov ritualístico pronto pra explodir na sua cara. Se forem usar substâncias fortes em rituais, estejam bem preparados, física e psicologicamente e bem orientados por um Mestre experiente na situação. Ninguém nunca dropou um ácido e recebeu as bênçãos de Astaroth por ele gostar de trance e música psicodélica de rave. Descarte automaticamente esse método.

2. Goétia Pathworking: Acredito que de todos os métodos ruins atuais este seja o mais em moda. Não me impressione que seja o pior e menos eficaz de todos. Na real está tão na moda que o livro está custando a bagatela de 143 reais na Amazon e com alto índice de vendas. Segundo autor e usuários os ‘pontos positivos’ do método são; o não uso de materiais físicos, círculos, proteções, triângulos, nem mesmo o sigilo da entidade é realmente necessário. Nada pra criar ou construir, nenhum trabalho, tudo simples, grátis e seguro! Cá entre nós, se você acredita realmente nisso você deve ser um ótimo candidato na lista de vítimas de estelionatários. Visivelmente tem muita coisa errada aqui. “Meditar pedindo pro demônio com sua mente e força da intenção” não soa nada além de charlatanice estilo ‘Lei da Atração’ pra mim. Eu poderia tecer linhas e linhas de quanto seria perigoso e errado invocar na sua mente uma entidade milenar e predadora… Mas a boa notícia é que 99% das vezes nada acontece. O método é tão ruim e ineficaz quanto berrar um nome numa casa vazia. A maioria fica vociferando pra si mesmo e depois inventa uma história legal do “quanto isso deu certo” pra impressionar os bobos na internet. Aparentemente os bobos se impressionam fácil e todos repetem o método ineficaz. Um dia verão que isso não dá certo e vai cair no esquecimento igual ninguém lembra da tal goétia xamânica.

3. Goétia Luciferiana: Aqui temos um caso peculiar. Não é que Goétia Luciferiana ‘não exista’, mas ela foi completamente MAL INTERPRETADA. A Goétia Luciferiana não é ‘um sistema mágicko a parte’ da Goétia. Só existe UMA GOETIA. Ela usa elementos protetivos, círculo, triângulo e espelho para abrir uma porta para acessar uma determinada entidade do espectro demoníaco (no sentido grego do termo, uma Inteligência autoconsciente). ISSO e somente isso é Goétia. Não é o único método de trabalho nem o único sistema, mas segue uma regra rígida. A Goetia Luciferiana surge com o autor Michael W. Ford adaptando o sistema para o sistema de crenças Luciferiano presente na The Order of Phosphorus. Ou seja, não é um ‘novo e simplificado método’, nem um ‘método amigável’. As pessoas simplesmente não sabem o que estão falando. É uma adaptação liturgica, instrumental e ritual para os fundamentos luciferianos, afastando da dogmática abraamica envolvida no sistema original. Vale lembrar que tal adaptação foi feita por alguém que estudou e compreendeu o sistema original para só então adaptá-lo a seus desígnios de modo fundamentado. Não foi algo feito ao acaso e nem em um dia. Portanto, não é simples e não é algo transitório. Você não pode ir da crença abraamica pra luciférica e voltar como num trampolim. Não faz sentido. Envolve experiência e vivência prática. Parece que não leram sequer o prefácio antes de inventar merda moda por aí. Goétia Luciferiana é para… Luciferianos? Deveria ser o óbvio, mas aparentemente não é. Você DEVE obrigatoriamente estar dentro do contexto desta crença espiritual para usar os elementos contidos nessa metodologia.

Então, se nada disso presta, por onde começar?

Se você realmente quer adentrar na senda da magia evocatória, a primeira coisa que tem que fazer é conseguir cópias dos grimórios tradicionalmente utilizados. Ars Goétia, Theurgia Goétia, Ars Almadel, Ars Notoria, Ars Nova e Ars Paulina. Todos eles. Ler a Clavícula de Salomão e a Chave Maior, que concedem diretrizes astrológicas e elementais. Dar início na prática de evocação por entidades menores, elementais, planetários e somente depois nas demoníacas e mais densas. Estudar exaustivamente a manipulação energética, banimentos e defesa astral.

Eu te garanto, a maioria dos ‘magos’ que vendem cursos por aí não seria capaz de responder uma pergunta básica sobre magia prática, entretanto vendem seus cursos por 2.000 reais ou mais por aí, regurgitando material já exaustivamente repetido em pdfs de graça e em livros mais produtivos e baratos.

Ninguém constrói uma casa do teto. Você não vai começar na magia evocando grandes demônios. Comece pelo básico. A maioria das pessoas na internet está mentindo, tenha isso sempre em mente. Busque fontes e livros. Rejeite pessoas que te dão ideias potencialmente perigosas e erradas, como evocar entidades sem proteção e banimentos ou evocar mais de uma simultaneamente. O trabalho com uma entidade leva meses, talvez até anos. As pessoas de fato que conseguem contato de modo rápido ou peculiar treinaram por anos, se dedicaram a isso por anos e possuem vinculos com essas entidades que um principiante não possui. Repare que dos 3 métodos errados citados anteriormente, dois deles nem podem sequer ser citados como ‘Goétia’ por não envolverem sequer os elementos básicos de uma Evocação. São simplesmente uma viagem mental de auto engano, um placebo ineficaz que conduz a nenhum efeito prático.

A chave pras portas do submundo são feitas de conhecimento, sabedoria e raciocínio. Estude a sério e sempre, sempre questione o que te é ofertado, especialmente a preços salgados.

Boa sorte na jornada.

Ba Nam I Aharman.

A.C.

5 comentários sobre “Goétia para preguiçosos

  1. Mikael Bruno

    quem diz que ‘goetia luciferiana” é simplificada nunca sequer se deu ao trabalho de ler o livro do ford, é tão ou mais complexa que a salomonica.

  2. Telmo

    Goetia Lúciferiana é tão goetia como a salomonica , so muda as crenças …
    Qualquer pessoa que não seja cristão não se sentiria bem em evocar seja o que for em nome de Yhwh …
    O trabalho está bem estruturado e funcional !
    Prático e os resultados são rápidos e efetivos …
    Não concordo que esteja a qualificar a goetia Lúciferiana como um mau começo !

  3. Sigurd

    Uma dúvida que eu tenho é, sou satanista, com tendências a Lavey, então não presto culto a nenhuma entidade, então, seria possível e seguro praticar goetia Luciferiana sem que tenha um culto a lúcifer ?

  4. Lucas

    A Goetia, assim como diversos outros sistemas mágicos, foi alvo de estudo e desenvolvimento com o passar dos anos. Eu ainda me surpreendo com discursos elitistas e dogmáticos no ocultismo, com fervor análogo ao de cristãos pentecostais, ainda nos anos 2020’s. Com um mínimo (sim, mínimo) de pesquisa honesta e não-enviesada, pode-se ver claramente que milhares de pessoas ao redor do mundo usam esses métodos e outros semelhantes sem qualquer tipo de problema. Com algo tão claro em evidência, é apenas uma questão de crença achar que existe apenas um jeito certo para praticar a Goetia (e outros métodos também), pois contra fatos, não há argumentos.

Deixe um comentário