Valak, Serpentes e ‘Invocação do Mal’

9b4574932e721865f2526ade17355e8a7d517cf1v2_hq.jpg

“Qual é o oposto de milagre, Padre?”

-Frenchie, “A Freira” 

Valak é uma daquelas entidades por quem ninguém dava nada antes, um dos ‘undergrounds’, mas que devido ao sucesso do filme ‘A Freira’ ganhou um holofote gigantesco. E não que ele não merece esse enfoque, mas vamos esclarecer aqui a diferença do filme pra realidade e tentar retirar disso algumas informações relevantes. Evitarei dar spoilers da película em si. 

Valak (variantes Volac, Velek, Valek) é o 62° Demônio listado na Ars Goétia, a chave menor de Salomão e o 49° Demônio listado na Pseudomonarchia Daemonum de Johann Weyer (o livro que provavelmente inspirou a Ars Goetia), sob o nome de ‘Volac’. 

49. Volac magnus Præses: progreditur uti puer alis angeli, super dracone equitans duobus capitibus. De occultis thesauris perfecte respondet, & ubi serpentes videantur, quos & viribus dedestitutos tradit in exorcistæ manus. Dominium habet legionum triginta.

(“Volac é um Grande Presidente, e aparece como um garoto com asas de anjo montado sobre um dragão de duas cabeças. Ele responde perfeitamente sobre tesouros escondidos e onde serpentes podem ser vistas, que ele pode também entregar nas mãos do conjurador, sem nenhuma força ou poder, ele tem domínio sobre trinta legiões de espíritos.”)

-Johann Weyer, ‘Pseudomonarchia Daemonum’

Na Goétia de Lon Milo Duquette:

Ele é tido como localizado no zodíaco nos graus 5°-9° de Aquário. Seus dias são de 25-29 de janeiro. Sua carta no Taro é o 5 de Espadas. É regido por Saturno/Urano (Consequentemente tem chumbo e urânio como metais) sua planta é o Gergelim, seu elemento é o Ar e a sua cor é o Branco. Ocupa o cargo de Presidente e governa 38 Legiões. 

“O 62º espírito é Valac, Volac, Valak, Ualac. É um presidente Poderoso e grande, e aparece como uma criança com as asas do anjo, montando em um dragão de duas cabeças. Sua função é descobrir tesouros ocultos e revelar víboras e esconderijos de ofídios que trará até o Magista se desejado. Governa 38 legiões.”

O Nome: 

O nome ‘Valek’ é um diminutivo afetuoso de ‘Valentin’, muito usado na Checoslováquia, Hungria e Eslováquia, também grafado como ‘Valko’ e outros cognatos europeus bastante usados. É também um sobrenome de uma família de origem eslava, cujo brasão se encontra abaixo. Derivado provavelmente do latim da antiga Roma ‘Valen’, era uma palavra usada para designar a cidade espanhola de Valencia e também o nome pagão ‘Valentin’, significado ‘saudável, vigoroso’. Também era usado para designar um pássaro da família do Grou, com pescoço longo e pernas finas e compridas 

valek_family_crest_coat_of_arms_ipad_sleeve (1).jpgConsiderações:  

“Valak” talvez tenha tido seu nome da corruptela do nome familiar. A semelhança de Dante Alighieri em sua ‘Divina Comédia’, talvez o autor do Pseudomonarchia tenha mandado uma indireta a um rival através dessa atribuição. Nunca devemos descartar tal possibilidade. 

Valak governa 30 legiões de espíritos na Pseudomonarchia e 38 legiões da Ars Goétia. Parece que não apenas a adaptação numérica, mas um “leve aumento de poder” ocorreu da concepção de um autor para o outro. A razão disso jamais será conhecida pra nós. 

Valak, assim como Ashtaroth e Belial também cavalga em um dragão (no caso de Belial, este puxa a carruagem de fogo) enquanto se apresenta na forma de um ser Angelical. Talvez isso se deva pela representação do contraste ‘theurgico x therionico’ (divino x bestial) representado por estas entidades. Há quem diga que, na verdade, suas formas reais são as montarias e os Anjos somente formas de ludibriar um inocente que os creia como sendo “bondosos e caridosos”. 

Ele é o ‘Senhor das Serpentes’, e se afeiçoa muito a quem gosta delas. Alguns de seus familiares e legionários são espíritos ofídicos. A adoração e culto a Valak é análogo a ofiolatria. 

Em minha experiência pessoal com ele, anos atrás, fizemos uma ótima troca, onde consegui um bom emprego e mantive meu apartamento sozinho por um bom tempo. Embora associado ao Ar na tabela de Duquette, ele tem bons aspectos ctônicos. Afinidade com dinheiro e trabalho e com serpentes são alguns destes pontos. 

Quando eu o evoquei, ele se manifestou na forma de um pequeno garoto loiro, por volta de seus oito anos, mas com dentes afiados e imensos e uma gargalhada macabra, que levei uns dias e muitos banimentos para me livrar. Não é uma entidade com a qual eu recomendaria ‘brincar’. 

Por alguma razão, ele parece ter afinidade e atração pelos olhos, estando conectado de alguma forma com eles, a qual eu ainda não compreendo. 

No Filme ‘A Freira’: 

Eu assisti o filme no cinema recentemente. Achei muito bom pro cinema ‘hollywood’, um bom cine-pipoca pra ver com os amigos ou com alguma garota. Bons sustos, roteiro simplista, e pra nós: Muitas referências ocultistas. Não há como esperar de um ‘spin off’ algo profundo ou um horror digno dos anos 80, mas é um bom filme pra passar o tempo, embora seja visivelmente um pretexto pra encher o bolso da produção.

Eu não irei me aprofundar muito no filme para não encher de ‘spoilers’ esse texto. Mas alguns aspectos me chamaram bastante a atenção, como os contrastes entre a protagonista e a antagonista (que dá pra fazer um “Ying Yang” entre as duas). 

Outro ponto que eu gostei muito foram as referências ao ‘Valak real’. Inicialmente eu não compreendi o motivo dele se manifestar na forma de uma freira, mas vendo que a história não era real (baseada apenas em visões da Sra. Warren de uma freira demoníaca, que nunca disse seu nome ou intenções) eu relevei. Então vi as ótimas referencias e entendi o posicionamento de Valak não só como ‘Senhor das Serpentes’, mas o ‘Corruptor da Virtude’, colocando a presença da freira e sua manifestação nessa forma em um contexto exato. Ou seja, um vilão perfeito não apenas para este filme, mas se mostrando digno de assombrar os outros da franquia, que eu particularmente estou gostando de acompanhar. 

250px-The_Nun

Essas são minhas considerações sobre essa entidade, ao menos as que posso expor aqui. Foram frutos não apenas de pesquisa, mas de uma extensa práxis com essa entidade, 7 anos atrás em vista das necessidades da época. 

Possui alguma outra informação ou opinião sobre a película? Deixe nos comentários, se assim o desejar. 

download

Arauto do Chaos

2018. 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s