A Estética da Magia

cc68d43820f83edda376945ebc9fef4a--gothic-lingerie-gothic-girls

“Gaudete, Gaudete Christus est Natus
Ex Maria Virginae, Gaudete”

-Potentia Animi, ‘Gaudete’

É um assunto o qual vejo pouquíssima gente falando por aí, mas que considero importante. Afinal, a estética é importante.

Uma das razões que nos faz acharmos uma pessoa ‘bonita ou feia’, a parte de nossas influências sociais e fetiches é a simetria. A estética indica que quanto mais alinhados os traços faciais de uma pessoa, mais ‘atraente’ a acharemos. Quanto mais suaves e femininos, mais bela a mulher e quanto mais ‘angulosos’ e masculinos, mais belo o homem. Quanto mais arredondadas e suaves as curvas, mais propensa a reprodução e mais atraente ao macho. Quanto mais muscular e propenso a defesa, mais atraente o homem para a fêmea. 


Claro, falar sobre isso sempre gera certa comoção, mas volto a reforçar: NÃO estou incluindo aqui gostos pessoais ou inclinações pessoais. Menos ainda discutindo o conceito de ‘beleza’. Somente citando aquilo que é intrínseco e natural no inconsciente humano dotado ainda de vestígios de sua natureza primal voltada a reprodução. À parte disso, meu próprio ‘gosto(?)’ normalmente me faz sentir atraído por moças ‘alternativas’ e frequentemente excessivamente magras, por exemplo. Mas não é a questão aqui, então retomemos o ponto:

Esta mesma estética também influencia na Magicka. Quanto mais ‘alinhados’ os traços de um sigilo, mais voltado para proteção ele será. Quanto mais simétrico, arredondado, angulado, mais ele se voltará ao lado Feminino-Passivo-Magnético-Aquático-Estelar-Lunar-Maternal-Protetor.
Como exemplos, os Pantáculos, Pentagramas, Quadrados Magickos, Hexagramas, toda sorte de forma geométrica protetiva, é, em geral, equilibrada em estética.

Em contraponto, quanto mais tortuoso, sinuoso, pontiagudo, com ângulos demasiadamente abertos, inconsistente, instintivamente delineado, “intuitivo”, quanto mais ‘rabiscado’ e primitivo, mais a energia atraída será Masculina-Ativa-Elétrica-Ígnea-Ctônica-Solar-Paternal-Guerreira/Ofensiva. Como exemplos, os sigilos de demônios goéticos, sigilos Qliphóticos, runas de proteção, símbolos tribais, ‘Vevés’ de Vodu em geral (exceto de algumas entidades), marcas e pinturas de guerra, etc. são normalmente desequilibrados em estética e com muitos nuances, sem simetria perfeita.

Isso não é mera coincidência. “Aquilo que está acima é como o que está abaixo”. Da mesma forma que a Estética se manifesta nos sigilos e símbolos, também se manifesta nas pessoas (“feias ou bonitas” – não dizendo que o que não é simétrico ou o que é peculiar não seja belo), mas também dando ar de mais calmas ou agressivas. O mesmo ocorre com entidades.

Entidades e Espíritos, formas Deuses e tudo mais que se manifesta com formas de Garras, Presas, Assimetrias, partes humanas e animalescas misturadas, tudo que é descrito com estética ‘incômoda’ é voltada a energia de Baixa Densidade e tende a Via Sinistra.
Entidades angelicais, fadas, excesso de cores, brilhos, beleza excessiva, tende a expressar entidades mais calmas e protetivas, voltadas a Via Destra.

Claro que existem exceções, como predadores atraem a preza com beleza e presas afastam predadores com garras. Mas de modo geral, o que é natural se comporta assim e cabe a um magista saber discernir aquilo que está se envolvendo, não deixando somente seus olhos enganá-lo, mas também aplicando esse conceito a Energia de pessoas/Entidades. Pessoas que causam desconforto são potencialmente perigosas e devem ser eliminadas. Pessoas que causam bem estar devem ser aproximadas.

Esta é somente uma breve explanação de uma dissertação muito mais extensa que pode e deve ser aprofundada para contrapor aquilo que pertence ao Teúrgico e Superior e o que pertence ao Teriônico e Inferior; Ou seja;

Para abrir nossos olhos para a Beleza, deve-se primeiramente conhecer a Feiúra.
E somente conhecendo ambos podemos extrair o que há de pavoroso na Bela e extrair o que há de mais harmonioso na Fera.

Azhi Dahaka.

2 comentários sobre “A Estética da Magia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s