Leviatã

Do hebraico לִוְיָתָן
Significado: Provavelmente a palavra deriva de algum sinônimo de “Espiral” ou “Ser espiralado”. Em contexto é usado como ‘Serpente quebrada/partida’, se referindo ao ser titânico citado no Antigo Testamento. Ele é citado em Jó 40-41:”É verdade, a sua respiração bastaria para acender carvões
— jorram-lhe chamas da boca.

22 A força enorme que tem no pescoço lança o terror por onde passa. 23 Tem uns músculos duros e firmes; nem se encontra nele carne flácida. 24 O seu coração é duro como uma rocha, é como uma mó, de moinho.25 Quando se ergue, até os mais valentes têm medo, e ficam paralisados de terror. 26 Não há espada que o detenha, nem qualquer outra arma, seja lança, dardo ou flecha.
27 Ferro, para ele, é como palha, e o bronze, como madeira podre. 28 Não são setas que o fariam fugir.
Pedras das fundas valem para ele tanto como estolho. 29 Uma tranca que lhe seja atirada, é perfeitamente inútil, e fica-se a rir das lanças projectadas na sua direcção.”

É tido na mitologia judaica como o Monarca dos Mares, o Rei dos seres do Mar. “Aquele que devora a Luz e cria a escuridão”. Sendo completamente indestrutível, sua pele impenetrável para quem “o aço é como palha” YHWH teria aprisionado ele no Abismo do Oceano, para que se erga no dia do Juízo Final, para lutar com o Demônio Monarca da Terra, chamado Behemoth, numa luta onde ambos cairiam mortos e a carne de ambos será servida num grande banquete para todos os justos salvos das profundezas do Sheol, como citado no Salmo 74: “Tu agitaste o mar com a tua força;+
Despedaçaste as cabeças dos monstros marinhos nas águas.
14 Esmagaste as cabeças do Leviatã;* Tu o deste como comida ao povo, aos habitantes dos desertos.”

É usado o termo “Thanínim” (pl.) ou Taním” (sing.) para se referir a ele, traduzindo por “Besta Marinha”. Provavelmente sua figura foi inspirada na Deusa abissal TIAMAT, mãe dos demônios na mitologia babilônica, já que os hebreus absorveram muito conhecimento desta mitologia durante seu contato com este povo. O Dragão ou Serpente com asas era sempre visto como símbolo de sabedoria, imponência e com formas titânicas representando os poderes titânicos dos homens (vide “Thomas Hobbes” que realiza essa analogia em seu ‘Leviatã’).

Esse Dragão titânico dos mares foi referido por Tomás de Aquino como regendo o pecado da Inveja, o ‘gigantesco egoísta’. Rafael poderia ser tido como seu Anjo contrário, já que é o regente da água, cura e caridade.

Dentro da Demonolatria, seu símbolo é associado tanto a seu sigilo quanto a ‘Cruz de Enxofre’ (aquela com um laço embaixo), representando seu fogo negro e sua infinitude. Através da mentalização e canalização desse sigilo é possível obter-se contato com pequenas frações dessa energia, visto que sua completude seria uma intrusão acausal tão poderosa que incorreria em eventos como tsunamis desastrosos ou alagamentos completos.

No Satanismo, Leviatã é o ‘túnel negro’ que conduz Satã a Lilith. ‘Lilith, Lúcifer e Leviathan’ geram a fórmula ‘LLL’, ou a trindade Qliphótica primordial das forças do Sitra Ahra.

Não se há casos de “possessões de fato” por Leviathan, mas de entidades menores se passando por ele, que vibram na mesma frequencia de energia.

É um dos mais poderosos demônios da mitologia, sendo muitas vezes incluído no ‘triumvirato’ infernal.

Tohu Tehom Theli Than Leviathan Tanin’iver Taninsam!

[Illustr. Gustav Doré]

 

 

8 comentários sobre “Leviatã

  1. Pedro

    Quanto ao simbolismo adotado pelo Satanismo de La Vey. O que significa a Cruz de Leviatã simbolo em sí? Pesquisando percebo que a cruz lembra a cruz de lorrena com um simbolo do infinito abaixo. O que isso quer dizer? Ou é simples estética de La vey? E o simbolo somente significa Leaviatã?

  2. O Buscador dos Misterios

    Cara senti felicidade por ver que você voltou a postar. Te admiro pelo seu conhecimento da Mão Esquerda. Adoro seu site. Amo a Mão Esquerda.

    E tenho muita sede de conhecimento oculto.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s