Djinns / Gênios

by ravenscar45

 

‘E ele criou Adão do barro, como o barro dos potes;

E ele criou os Djinn do Fogo de uma chama sem fumaça…’

Qur’an – Ar-Rahmaan 55:15, 15

Uma das criaturas mais interessantes na minha opinião são os Djinn ou Jinn. São seres típicos das mitologias Árabes (e presentes nas adjacentes, como Yezidismo); e largamente retratados pelo cinema e literatura ao redor do globo. Diz o Alcorão que Allah criou estes seres em ‘uma escala abaixo’ dos Anjos, mas ainda acima da humanidade. Enquanto os Anjos foram criados através da Luz Divina e os humanos do Barro, os Djinns foram criados a partir dos elementos mais puros. É provável que o nome tenha vindo do verbo ‘yajinno‘ significando “Ocultar-se” – sendo portanto tidos como seres ocultos no plano físico.

De acordo com as lendas, os Djinns possuem poderes variados, podendo mudar sua forma, caminhar entre a humanidade e realizar diversos feitos maravilhosos. Eles não possuem índole definida, cada um deles possuindo sua personalidade individual. Seu líder era Íblis, um poderosíssimo Djinn do Fogo, que se tornou um ser tido como maligno após sua expulsão do Éden por desobedecer ao comando de Deus para adorar sua criação de barro.

Classificação:

É dito que se pode dividir os Djinn em algumas categorias, além das 5 elementais básicas (Ar, Água, Fogo, Terra e Akasha):

-Os Djinn propriamente ditos, em um coletivo chamado ‘Jinni’

-Os Djinn que habitam entre a humanidade (mais facilmente acessíveis), chamados ‘aamar/amaar’

-Os Djinn que são por sua natureza malignos, chamados ‘arwaah’

-Os Djinns que se juntaram a Íblis/Ash-Shaitan em sua derrocada, chamados ‘Shayteen’

-Os mais poderosos dos Djinn, chamados de “Efreet/Afreet”, que podem ou não serem Diabólicos

Guerra de Titãs

 

Dotados de interessante caráter no folclore Árabe, como nas ‘Mil e uma Noites’, eles são frequentemente atuantes também na espiritualidade. É dito que todo ser humano é dotado de um companheiro Djinn. É interessante este ponto pela similaridade com o conceito de “Demônio” na antiga Grécia; onde eles também podiam variar de caráter e sussurrar nos ouvidos da humanidade a influência que desejassem exercer.

Os Gênios, por estarem próximos aos céus, podem voar em suas partes mais inferiores (onde não é protegido) e ouvir os rumores ditos pelos Anjos. Dessa forma, muitos videntes árabes usavam o conhecimento e os favores sobre os Djinns para conseguirem informações do futuro e conhecimentos mágicos – bastando saber os meios necessários para comandá-los e obter seus favores.

Eles também são mortais. Podem ser feridos e mesmo ‘mortos’. Por essa razão, Allah ordena que eles auxiliem a humanidade e sigam o Islam, pois estarão sujeitos a julgamento no dia do Juízo Final.

Juzam Djinn by Mark Tedin

Salomão e os Gênios:

Um personagem famoso hoje em dia devido ao grimório ‘Ars Goétia‘ [que será tratado em breve por aqui…], é dito como um dos homens que ganhou de Allah o controle sobre os Djinns [é, história bem familiar, não?rs]. Como podemos testemunhar nos trechos:

“E ele disse: ‘Meu Senhor! Perdoe-me, e conceda sobre mim um reino o qual não deverá pertencer a ninguém após mim: Em verdade, tu és o provedor.”

Então, Nós subjugamos a ele o vento, e ele soprou gentilmente a seu comando, conforme sua vontade,

E também os Shayâtin dos jinn, incluindo cada espécie de construtor e mergulhador,

E também aqueles adornados com penas

[E disse Allah a Sulaimân]: ‘Esta é nossa dádiva, utilize-a ou reprima-a, nenhuma conta será cobrada.”

Qur’an – Saad 38:35-39

*

“E se reuniram diante de Sulaimân suas hostes de jinns e homens, e pássaros e eles receberam o comando de batalha, marchando a frente.

Até que chegaram no vale das formigas e uma das formigas disse: ‘Oh, formigas! Entrem em seus abrigos, antes que Sulaimân e suas hostes esmague-vos sem que eles percebam.”

The Noble Qur’an – An-Naml 27:17-18

A Djinn by Greg Staples

Djinns em Ritualística:

Segundo o Alcorão, Djinns não podem invadir locais trancados ou desatar nós. Daí, formas de proteção diversas contra Djinns malignos são baseados nisso.

“Shaytins não abrem portas e são incapazes de desatar nós e abrir vasilhas…”

Hadith – Muwatta, 49.21

Baseado também neste trecho, estão algumas formas de ‘aprisionamento’, ou seja, de coerção de Djinns. Este aprisionamento é feito nos mais diversos objetos. Vasilhames, arcas, lâmpadas (não essa do seu quarto – lamparinas a óleo iguais a do “Alladin” mesmo!), pedras, espelhos, locais, casas, buracos, etc…

Eles também residem na natureza, próximos a seus ambientes ligados aos elementos do qual são feitos. Um Djinn de água, reside perto de um corpo de água. Um Djinn do fogo, reside em locais onde há ou houve forte chama. E assim por diante. Portanto, os locais ideais pra realizar um ritual de evocação de Djinn são perto de seus elementos, ou no mínimo em conexão com eles. Quanto maior a quantidade e naturalidade do elemento, mais fácil e mais a chance do ritual funcionar.

Djinns malignos se encontram próximos a locais malignos, poluídos, insalubres e distorcidos. Poças de água suja, rios em meio a cidades, terra poluída com química, e assim por diante. Não apenas espiritualmente, mas fisicamente inseguro de se aproximar, portanto, não recomendo muito.

O ritual é semelhante a evocação de Demônios (como já vimos, há muita semelhança entre eles…) e varia com o sistema utilizado – desde que respeitando que essa gama de entidades é ligada ao Oriente Médio e suas tradições e vibrações espirituais. Exige tanto cuidado e conhecimento quanto.

Ah, e caso forem sequer pensar em tentar entrar em contato com um destes seres, lembrem-se de que os Árabes são conhecidos por suas agressivas e habilidosas perícias em barganhar…

Erhnam-Djinn-02

Azi Dahaka.

2015 Era Vulgaris

 

Fonte das Informações e Citações do Quran:

http://www.islamawareness.net/Jinn/jinn.html

Imagens:

-ravenscar45

-War of Titans (filme)

-Mark Tedin 

-Greg Staples

 

 

 

Anúncios

8 comentários sobre “Djinns / Gênios

  1. Muito bom meu caro,

    Algumas imagens dos Djiins são exploradas em algumas citações na bruxaria: criaturas ancestrais que compartilham com o mito da queda e com os espíritos e criaturas primordiais que compartilham do Sangue com A Linhagem do Fogo.
    Boa postagem!
    Abs!

  2. inominavelser

    Excelentíssimo artigo, Arauto do.Chaos, parabéns!

    A partir do aprisionamento dos Djinns me chamou a atenção devido à similaridade com parte da história da Branca de Neve: o Espelho Mágico da Rainha Má. Seria
    aquela Entidade aprisionada no Espelho um Djinn? Fazer uma relação assim tem todo sentido e, se assim for, o autor da história conhecia algo de Ocultismo.

    Os Djinns sempre me fascinaram desde criança, aparecendo em episódios de desenhos aparentemente “infantis”, mas que, agora, vejo terem sentidos além dos que eram a eles diretamente relacionados.

    Belo texto, realmente, vou divulgar!

  3. Lucas

    muito bom seu post!
    Eu li em algum que deus havia criado o homem do barro, os djins de fogo e vento e os anjos de luz… nessas lendas deus criou algum ser usando a água?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s