Walpurgis Night (Noite de Walpurgis)

Walpurgis-Night-image

  Uma data muito divulgada por filmes e histórias que tendem a polemizar festivais pagãos (Entre eles o brilhante Fausto, de Goethe; onde uma das cenas possui o nome deste festival), a “Noite de Walpurgis” ocorre na madrugada de 30 de Abril até o raiar do sol no dia 1 de Maio. É uma comemoração pagã muito antiga, celebrada no norte da Europa e na Escandinávia , simbolizando o fim do Inverno e chegada da primavera. Nestas ocasiões, velas e fogueiras eram acendidas para simbolizar a passagem do Inverno e o início da temporada de crescimento nos campos, reprodução dos animais.

  Bebidas alcoolicas eram largamente consumidas, as pessoas se pintavam e fantasiavam e brincadeiras e peças eram feitas. A estas comemorações era atribuída a capacidade de espantar os maus espíritos, pois as portas do submundo estariam abertas neste momento. Os pagãos em geral festejavam para atrair energias boas neste recomeço de ciclo, enquanto alguns isoladamente idolatravam e sacrificavam a seus espíritos considerados “malignos” nesta data, devido a carga energética atribuida a ela.

Durante a idade média, todos foram postos no mesmo cesto pela Igreja Católica, que passou a considerar a data algo realmente tenebroso, onde as “bruxas” realizavam seus “Sabás de adoração ao demônio”. Inspirado nesta mitologia, em 1969 Anton Lavey criou a sua Church of Satan.

St_Walburga_3

Obviamente não há nada de realmente macabro ou tenebroso nesta época. Há apenas as cargas energéticas e o véu um pouco mais fino entre físico e astral – e quem escolhe a real natureza de seus rituais é o próprio praticante. A própria Igreja Católica se apropriou da data e do nome, criando o “festival de Santa Walpurga “. Uma das possíveis raízes do nome do festival seria esta:
“Walpurgis” é um nome de inspiração pagã, que provém de “Wal” (que significa pilha de mortos ou campo de batalha) e “bergs” (proteger), ou, segundo uma outra interpretação etimológica, de “Purag” (castelo ou cidade fortificada, que é defendida na batalha, ou, segundo outros, castelo dos mortos). ”

(Fonte: http://ofogodavontade.wordpress.com/2009/05/01/a-noite-de-walpurgs/)

images

Atualmente os Wiccas se emprestaram da data para comemorar o festival de Beltane no hemisfério norte e Samhain aqui no Sul. Para os Satanistas de Lavey, é a data de fundação de sua igreja. Para os Satanistas tradicionais/Luciferianistas que se identifiquem com algum deus relacionado a data, é uma ótima oportunidade de realizar uma celebração. Aos demais ocultistas é apenas uma ótima noite para sair do computador e ir lá fora realizar um ritual.
Fantasy Based on Goethe's 'Faust' 1834 by Theodore Von Holst 1810-1844

Anúncios

3 comentários sobre “Walpurgis Night (Noite de Walpurgis)

  1. Adimiron Sorath

    Bom para rituais necromânticos e invocações de espíritos em geral.
    Ótima data para tentar comunicação com ancestrais.

    Com um bom grupo, poderia ser marcada uma celebração de verdade, com sacrifício, banquete e jogos.
    (sonhos rs)
    abs

  2. JOSE FRANCISCO RODRIGUES DE MELO

    Gosto muito dos livros de GOETHE e o FAUSTO é para mim uma imorredora lenda que a minha mãe narrava para mim. Entrou no meu mundo de imagens do meu inconciente. Existia um tio de mãe que se chamava Fausto. Fausto ficou muito rico e os parentes o chamavam de FAUSTO ( o que vendeu a sua alma ao diabo ). É curioso, como marca os mitos e lendas, ficou no meu imaginário o nome do tio de minha mãe. Só que este FAUSTO mandou construir uma Igreja a Igreja do Coração de Jesus. Até hoje está erigido este templo em Mssoró-RN. E o nome de FAUSTO está relacionado ao Cristinismo através do outro FAUSTO, O QUE NÃO VENDEU A SUA ALMA AO DIABO, MAS DEU-A CRISTO.

  3. André Campos

    Gostei muito das informações,sou cada vez mais wiccano e neo-pagão! Tomara que um dia possamos desmascarar todas as mentiras que a Igreja nos fez engolir. Viva a Deusa! Viva o Deus!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s