Satanismo x Luciferianismo

555449_526685150699269_66638831_n

Duas vertentes normalmente confundidas e jogadas no mesmo saco, mas com diferenças singulares entre elas. O Satanismo e o Luciferianismo são filosofias irmãs, relacionadas a antigos mitos que foram incorporados pelo Cristianismo.

Primeiro, vejamos o Satanismo. “Ha-Shatan”, do hebraico “O Adversário” é uma figura que pode ser sincretizada com qualquer entidade opositora a ordem vigente, ou que flagele de alguma forma a humanidade. Supõe-se mesmo que o ser citado na bíblia tenha tido base em algum cargo da época semelhante ao que seria hoje um promotor público, que apontava os crimes do povo ao governante local. A presença de tal entidade na bíblia se limita a isso. Punir, apontar erros e testar pessoas, como testou o “messias” de YHWH. É… nada de mal nisso.

Antes de surgir o cristianismo/judaísmo ou semelhantes, podemos associar a figura de Ha-Shatan com deidades como Tiamat, Kingu (sumérios), Fenrir (Nórdico), Seth (egípcio), entre muitos outros. Essa oposição a ordem vigente os tornavam “satans”, adversários e acusadores. Tal oposição gerava batalhas, movimento, guerra, caos e consequentemente evolução através das dificuldades proporcionadas. Um papel nobre e imprescindível na criação, seja em qual cultura estivermos falando.

Portanto o Satanismo é uma doutrina de quebra de paradigmas e oposição a ordem dominante. É um caminho onde o praticante testa a si mesmo e martiriza o próprio Ego para evoluir através dos conflitos e dificuldades para chegar a um fim. É uma alquimia negra mental que transforma o adepto em algo superior, ao despertar a sua Chama Negra.

Já no Luciferianismo, a figura envolvida se espelha nos mitos de Lúcifer. Tais mitos seguem normalmente o roteiro de uma entidade que se rebela contra seu criador e dissemina a “Luz” do conhecimento e da rebelião pelo resto da criação. Temos assim as deidades/entidades Luciferianas, normalmente figuras angelicais com toque de rebeldia, como Samael (Seraphim chamado “veneno de deus” que se rebelou contra o criador e deu sua “luz” ao homem na forma do fruto de Daath), Azazel (Anjo Caído que ensinou aos homens o segredo da Forja e dos cosméticos), Prometeu (titã que roubou o fogo dos Deuses do Olimpo), Ahriman (que se rebelou contra Ahura Mazda e ensinou aos homens a feitiçaria Yatukih, também criou os Pavões).
Um Luciferianista se espelha nestas entidades para sua filosofia e seu modo de agir e pensar. Ele deve conhecer ambos, Luz e Trevas (como as entidades que o orientam) em seu caminho, nunca se prendendo a nada e sendo livre para fazer o que quiser. O Luciferianismo é uma filosofia que busca a Gnose através da Luz.

O Luciferianismo está incluído no Satanismo, pois um real adepto busca em si a “Luz” através da “Escuridão”  de seu próprio Abismo.

“Os Túneis das Trevas revelam a Luz…”

demon__cresil_by_deivcalviz-d5nb18q

Anúncios

12 comentários sobre “Satanismo x Luciferianismo

  1. Shamash Lykaion

    Como você sabe, não sou Satanista, mas com toda a certeza minhas crenças e práticas podem ser consideradas Luciferianistas.

    para me expressar, deixo uma frase de minha autoria:

    “Luz demais possui o mesmo efeito que Escuridão demais: ambos cegam”.

    abs

    1. Saudações;
      Fizeste uma “pequena” confusão. EU sou o autor deste texto, não o copiei de lugar nenhum. Como o Adriano Camargo largou de mão a coluna LHP do TdC, o próprio Marcelo me pediu pra postar meu texto nela, um tempo atrás.

      Esse texto portanto, pertence a MIM, Malachi e não ao Camargo, como você afirmou. Leia na própria coluna do TDC, os créditos a mim estão lá.

    2. Gharkon

      Vá nesse seu link novamente e le o que esta escrito por ultimo… “Malachi Azi Dahaka”, poisé… Te apresento o criador do arautodochaos e autor deste texto…

  2. pietra

    Parabéns pelo ótimo texto!
    Tenho visto em bastante textos (principalmente os que tratam do satanismo moderno) a questão da sombra. Após aceitá-la como parte reprimida, o que fazer? Não tenho achado algo prático relacionado a isso?

    1. Agradeço pelo elogio.

      Satanismo Moderno não é o foco dos meus escritos, para compreende-lo melhor eu sugiro que consulte o blog “Maçonaria e Satanismo”, nos links dos parceiros; ele trata o assunto com maestria.

      Mas em relação ao arquétipo da Sombra, após aceitá-lo o próximo passo seria absorvê-lo, passando a realmente o ter como parte daquilo que te torna quem você é. Então, ele deixaria de ser “Sombra”.

  3. ELZA

    Já estive nessa de ser da gnose até cair na real e ver que tudo é satanico. Parece bom, mas na realidade, cultuar a divina mãe , que segundo a gnose é uma serpente, ou levantar o kundalini que também é tido como a serpente dos poderes mágicos, como eu estava cega!!!! Hoje sei que vocês DA GNOSE , a maioria sem saber cultua a serpente o dragão satanas!!!! Tudo parece bom exceto que o deus de vocês é satanas a antiga serpente. Que Deus abra os olhos dos que são cegos como eu fui em seguir a gnose.

    1. Ok… você sabe que este É um blog sobre Satanismo e não sobre A Gnose Samaeliana né?

      Sim, nós sabemos muito bem onde estamos e o que estamos fazendo. Ninguém é cego por aqui. Bem pelo contrário. rs

  4. Ray Fran Darcky

    Foi um pequeno texto, mas com um imenso conteúdo e informação reluzente, mais do que muitos textos por aí. Já conheço a diferença e semelhança entre ambos, bem como “o caminhar” por cada caminho, mas a explicação e cada palavra mencionada, foi de suma importância não apenas para quem está iniciando no “meio ocultista”, mas também para quem já é adepto. Informações assim sempre são bem vindas.
    Excelente!

    Só não entendo o que um “cristão” vem fazer aqui nesse blog “oposto aos seus pensamentos”. Evangelizar?

  5. nelson ribeiro silva filho

    Parabéns pelo texto, apesar de já ter algum tempo, e gostaria de uma informação do autor do blog ou algum outro colaborador. Gostaria de saber se há em MG, principalmente em BH, lugares onde se possa estudar o satanismo, ou o luciferianismo aprofundado, com método, como vcs fazem nesse blog por exemplo, caso não haja, ou não se saiba especificamente sobre MG/BH, quais outros lugares que vcs poderiam recomendar nessa linha de visão. Obrigado

  6. Ilumi

    Pra mim o LHP é o mesmo que No Path. Embora se esteja consciente, é como dizer, ok me deixa fazer caca que eu aprendo. Onde esta o martírio do ego? Chama negra é coisa de anime. Como voce colocou bem ao assimilar a sombra, não existe sombra. Existe apenas clareza dos seus instintos e automatismos, busca de poder como reação de medo e sentimento de inferioridade. O verdadeiro compromisso do adepto ao ser um dos primeiros é se tornar um dos últimos e auxiliar seus irmãos a abandonar as ilusões do ego e do sofrimento. Onde esta essa força que buscas? Se o triunfo da humanidade so pode ser um triunfo coletivo. Sejamos todos eleitos. A força moral, as virtudes, os milagres. Ensinemos. A fraqueza esta na permissividade das falhas, não estou falando de culpa, mas o culto a essa falha. A virtude so pode ser um habito. Conhecimento sem consciência é ruina. O caminho dos excessos leva ao sofrimento, o sofrimento leva ao aprendizado. Excesso é quando se acelera na curva, bate na parede e perde a corrida. Quem sabe na proxima te leve a sabedoria de nao forçar demais. Não chamemos o desvio de caminho. So é sabido exatamente o que foi um atalho ou desvio ao fim da estrada, mas quem procurar se perder, se perder-ha.

    Luz a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s